14/07/2018

Akira em debate: mesa-redonda discute a obra de Katsuhiro Otomo na UERJ

Fawkes
Fawkes
Administrador

Os 30 anos de Akira, uma das obras mais importantes da história do anime e mangá, serão assunto de um debate realizado no início da semana que vem na Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Promovido pelo ELONihon (uma extensão da UERJ que estuda e analisa produções de mídia japonesas), a discussão funcionará por meio de uma mesa redonda que reúne profissionais da animação e dos quadrinhos. São eles:

Daniel Pinna: professor do Departamento de Cinema e Vídeo da UFF – Universidade Federal Fluminense e da Escola de Design da Universidade Veiga de Almeida;
Jansen Raveira: cineasta especializado em animação, efeitos e pós-produção, graduado em Cinema pela UFF e mestre em Ciências da Arte pela mesma instituição. Também foi curador da mostra MOK – O Universo de Miyazaki-Otomo-Kon, que rodou por várias cidades;
Renato Lima: ilustrador, storyboarder, quadrinista, DJ e produtor de eventos há quase 20 anos. Fez storyboards para o programa Tá no Ar – A TV na TV e filmes como Os Caras de Pau, Entre Irmãs e Muita Calma Nessa Hora 2. Editou as revistas em quadrinhos Jukebox e Mosh!

O objetivo da conversa é avaliar como o filme dirigido por Katsuhiro Otomo sobreviveu ao tempo, mantendo-se relevante após três décadas. O debate acontece no dia 16/07, a partir das 15h no auditório 111 do Bloco F, 11º andar. Haverá certificado de participação e está previsto também o sorteio de edições do mangá de Akira. Mais detalhes no evento do Facebook.

SERVIÇO

Mesa-redonda Akira: 30 anos depois
Quando: Segunda, dia 16 de julho de 2018
Horário: de 15h às 17h30
Entrada: Franca
Onde: UERJ – Rua São Francisco Xavier, 524 – 11º andar – Bloco F – auditório 111 – Maracanã

Sobre Akira

Criado em 1982 por Katsuhiro Otomo, AKIRA surgiu como mangá nas páginas da revista Young Magazine, sendo finalizado em 1990. Em 1988, em meio à produção das histórias em quadrinhos, o longa-metragem animado foi lançado nos cinemas japoneses, impactando para sempre a indústria e impressionando por sua qualidade técnica.

A história apresenta uma Tóquio pós-apocalíptica, consequência de 30 anos que se sucederam de uma III Guerra Mundial. Nesse cenário cyberpunk as gangues de adolescentes são muito comuns e uma delas é composta pelos amigos Kaneda e Tetsuo. Em uma noite de farra comum, Tetsuo sofre um acidente ao se assustar com uma criança de feições envelhecidas. É o ponto onde tudo muda na vida do rapaz, que desperta poderes psíquicos e se torna cobaia de estudos do governo. Como primeira reação, Kaneda tentará resgatar a qualquer custo o seu amigo, mas a barreiras e mistérios envolvidos são bem maiores do que se imagina.

Akira foi lançado em cinemas do Brasil pela Sato Company no começo dos anos 1990, aliado ao lançamento do mangá em edição americana (com páginas espelhadas e colorizadas) pela Editora Globo. Atualmente, a Editora JBC publica a obra em formato original, com 2 de seus 6 volumes já disponíveis.

Sobre o ELO Nihon

Projeto de extensão da UERJ para a comunidade externa, analisa e discute elementos de mídia da cultura pop japonesa, promovendo minicursos de cinema. Possui também um blog e um canal do YouTube para discutir temáticas tipo-midiáticas.

Seja Bem Vindo

Seja Bem Vindo ao novo site da Anibr, aqui você encontra diversas postagens divididas em seções, site projetado especialmente para os fãs da cultura oriental e geek.

Mais Informações Sobre o Site